CBO assina convênio com Universidade Federal do Rio Grande do Sul

A Confederação Brasileira de Orientação firmou no dia 24 de maio de 2013 convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). No mesmo evento, modalidades como o Rugby, Hóquei sobre a grama e indoor, Ginástica e Judô assinaram o documento com o Reitor Carlos Alexandre Netto, no qual selaram uma parceria entre os esportes e a política de ensino, pesquisa e extensão universitária.

CBO assina convênio com UFRGS
Da esquerda para a direita: Prof. Dr. Rui Vicente Oppermann (vice-reitor da UFRGS), Prof. Dr. Carlos Alexandre Netto (Reitor da UFRGS), Ricardo Avellar (SNEAR do Ministério do Esporte) e José Otavio Franco Dornelles (presidente da CBO).

Para o nosso esporte os benefícios são múltiplos como o acompanhamento do processo evolutivo dos treinamentos sem custo para atletas e entidades, tendo como aliado o Laboratório de Pesquisa do Exercício (LAPEX) na formação de um Centro de Excelência no Esporte Orientação. O foco para este ano e 2014 residirá inicialmente no apoio aos praticantes juniores. Segundo Prof. Dr. Alberto Reppold Filho, diretor da Escola de Educação Física (ESEF): “Quanto mais elevado o nível de conhecimento científico aplicado ao esporte em um país, melhor será seu desempenho olímpico”. (Fonte UFRGS)

 

Convênio CBO e UFRGS
Da esquerda para a direita: Prof. Dr. Alberto Reppold Filho (diretor da ESEF/UFRGS), Prof. Dr. Rui Vicente Oppermann (vice-reitor da UFRGS), Prof. Dr. Carlos Alexandre Netto (Reitor da UFRGS), Ricardo Avellar (SNEAR do Ministério do Esporte) e José Otavio Franco Dornelles (presidente da CBO).

Outro ponto positivo que envolve a Orientação é a abertura de cursos, congressos de abrangência internacional e palestras exclusivas do esporte Orientação para a comunidade acadêmica e indivíduos interessados em aprender e praticar mais a modalidade na região metropolitana. O primeiro ato dessa vertente já está encaminhado, sendo ele a criação do Clube de Orientação da UFRGS (COUFRGS).

A parceria da CBO com a UFRGS é fruto de importantes ações da política nacional para o desenvolvimento do esporte Orientação, tais como e realização do WMOC 2014 que já dá ao Brasil enormes benefícios em função da credibilidade e visibilidade de um grande evento da IOF.

Conforme anuncia o site de notícias da universidade “A ideia é que os conhecimentos técnicos e práticos dos atletas sejam somados aos saberes dos pesquisadores da UFRGS em pedagogia, psicologia e treinamento”. Assim, poderão ser elaboradas publicações em língua portuguesa, ainda muito restritas na comunidade científica. Além disso, os graduandos em Educação Física terão acesso às modalidades esportivas, contribuindo para difundi-las em escolas e clubes. ”

Convênio cbo ufrgs
Da esquerda para a direita: Elvandir de Vargas (presidente da FGO), Prof. Dr. Carlos Alexandre Netto (Reitor da UFRGS) e José Otavio Franco Dornelles (presidente da CBO).

Também marcaram presença no evento o Prof. Dr. Rui Vicente Oppermann vice-reitor da UFRGS e praticante de orientação ski e pedestre em Oslo – Noruega durante seu doutorado, o senhor Elvandir de Vargas, presidente da Federação Gaúcha de Orientação e representando o Ministro do Esporte o senhor Ricardo Avellar da Secretaria Nacional do Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, bem como professores, técnicos, estudantes e esportistas como o vereador de Porto Alegre João Derly do Judô.

Convênio CBO e UFRGS
Da esquerda para a direita: Prof. Dr. Rui Vicente Oppermann (vice-reitor da UFRGS), José Otavio Franco Dornelles (presidente da CBO e Elvandir de Vargas (Presidente da FGO)